Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV)

O que é a APAV?

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) é uma instituição que tem como objetivo estatutário promover e contribuir para a informação, proteção e apoio aos cidadãos vítimas de infrações penais. É uma organização sem fins lucrativos e de voluntariado, que apoia, de forma individualizada, qualificada e humanizada, vítimas de crimes, através da prestação de serviços gratuitos e confidenciais. Para tal, a APAV promove a proteção e o apoio a vítimas de infrações penais, em particular às mais carenciadas, através da informação, do atendimento personalizado e encaminhamento, do apoio moral, social, jurídico, psicológico e económico.

Fazer voluntariado na APAV

O Voluntário da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima é aquele que, respeitando os princípios consagrados nos estatutos da Associação, presta a sua atividade de voluntariado de forma desinteressada, livre e responsável, contribuindo, direta ou indiretamente, para o sucesso do apoio às vítimas de crime, aos seus familiares e/ou amigos.

Pretendemos que os/as nossos/as Voluntários/as se comprometam a colaborar connosco num mínimo de 4h semanais, por um período não inferior a 6 meses, tendo em consideração a sua disponibilidade (dia da semana e período do dia), em horário laboral semanal (período das 9h-10h às 17h30-18h sensivelmente), ou ainda, em horário pós-laboral semanal (período das 18h-21h).

De forma a garantir o bem-estar e satisfação na colaboração com a APAV, garantimos apoio no desempenho do trabalho voluntário; oferecemos formação inicial e contínua certificada; oferecemos um ambiente de trabalho favorável e em condições de higiene e segurança.

NOTA: Dão preferência a pessoas de Psicologia, … APAV Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

Nesta instituição, o voluntariado pode ser exercido em duas modalidades distintas:

  1. Voluntariado social para o atendimento à vítima: Esta modalidade abrange os voluntários que atendem diretamente a população. Nesta modalidade, o acompanhamento e avaliação por parte do gestor passam por garantir que os pressupostos e as ações típicas do apoio à vítima estão a ser cumpridos;
  2. Voluntariado social para outros serviços: Esta modalidade abrange os voluntários com ou sem formação académica superior que, em vários âmbitos, que não o atendimento a vítimas, colaboram com a APAV.

Contactos:

Morada: Av. Fernão Magalhães, Nº 153, Piso 1, Sala 1. 3000-176 Coimbra Telefone: 239 781 545/ 239 701 363 Correio eletrónico: apav.coimbra@apav.pt